terça-feira, 28 de maio de 2013

O tradicional Forró do CRAS está chegando!

Começaram os preparativos para este evento  que conta com muita animação dos integrantes do Grupos: alegria, comidas típicas, quadrilha e forró não faltarão no Arraiá do CRAS.
  • Dia 18 de Junho às 14:30 h fórro  com a participação dos grupos  e da comunidade local no espaço do CRAS, onde terá apresentação de quadrilha com grupo de crianças “Sementinhas de Esperança”  e concurso de forró, com premiação para os os primeiros colocados entre os grupos
  • Dia 20 de junho às 20:00 h acontecerá o tão esperado 8 º Forró do CRAS que iniciará  ao som da sanfona de Bêro, apresentação da Quadrilha “Vai, Vai, Sai da frente” sob a coordenação de Florivaldo Campos e Cristina Almeida, que abrilhantará a festa com sua belíssima apresentação e logo após o forró será por conta da Banda Paraíba do Acordeon.
A Prefeitura Municipal  de Baixa Grande 
A Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS
O Centro de Referência de Assistência Social - CRAS
Juntamente com todas as equipes que compõem e executam os serviços têm a honra de convidá-los a todas e a todos componentes  dos Grupos e usuários(as)  do CRAS e toda a comunidade baixagrandese à participarem conosco.

Contamos com sua presença! 

Atividades da Equipe Volante do CRAS

Equipe Volante consiste em uma equipe adicional que integra um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em funcionamento, com objetivo de prestar serviços no território de abrangência do referido CRAS, para famílias referenciadas a este CRAS.

Essas famílias vivem em locais de difícil acesso, distantes desta unidade física, ou estão dispersas no território.  A equipe volante é responsável por realizar a busca ativa destas famílias, desenvolver o Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e demais serviços de Proteção Básica, que poderão ser adaptados às condições locais específicas, desde que respeitem seus objetivos. 
 Visitas domiciliares para conhecer a realidade das famílias e dos indivíduos;
  Desempenho da função dos Técnicos de Referência do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, quando atividades deste serviço forem desenvolvidas nas localidades atendidas, pela equipe volante Grupos de Convivência - Idosos e Mulheres. 

  Povoados ministrados pela Equipe Volante:
 Lagoa do Cipó, Lagoa do Mamão, Italegre,    Maçaranduba
            Mandacarú,    Viração,  Tabuleiro, Comunidade de Lagoa do Mandú, Recurso, Santana, Caís, Assentamento Pe. Tiago, Quixaba, Boa Vinda, Caldeirão Encantado, Lagoa Queimada e outras
                                                        Equipe Volante

Assistente Social: Milca Nunes Sena
Psicóloga: Johanna Gualberto Silva Araujo
Assistente Administrativo: Salma Mascarenhas 
 Atividades Desenvolvidas:






Atividades do PETI

O Programa PETI, que acontece no município de Baixa Grande, no intuito de combater o trabalho infantil vem desenvolvendo atividades sócioeducativas sob a coordenação de Jaciara Teixeira, Alexsandro Negreiros e Dailane Matos (Técnicos do CRAS), Ilmara Gonçalves, Cladineia Campos e Daiane Fernandes (Orientadores Sociais), Gilvan Santos e Gilmar Ribeiro (Oficineiros).
Hoje o  programa atende mais de 100 crianças e adolescentes oferecendo aula de artesanato, músicas, esporte, capoeira, momentos recreativos, passeios, atividades lúdicas, jogos, brincadeiras gincana, atividades de leitura, comemoração de datas importantes e outros onde contamos com o total apoio da Prefeitura local, Conselho Tutelar, pais e Secretaria de Assistência Social.









segunda-feira, 27 de maio de 2013

O Grupo de Mulheres do CRAS

A Secretaria Municipal de Assistência Social através do CRAS sob a Coordenação de Maria Angélica de Santana Alves vem desenvolvendo suas atividades com grande empenho. 
 O Grupo de Mulheres realiza atividades socioeducativas com Assistente Social Dailane Matos e  também participa da Oficina de Geração de Renda com a  Instrutora Ninaildes Santos objetivando o fortalecimento de vínculos e o desenvolvimento da autonomia das famílias.
Hoje dia 27 segunda-feira a Secretária Municipal de Assistência Social Elizângela Oliveira visitou o Grupo que a recebeu com grande entusiasmo e demonstraram muita dedicação e empenho em suas atividades. 
 





PROJOVEM Adolescente do CRAS

O Centro de Referência de Assistência Social - CRAS promove uma Oficina de Artesanato com a Instrutora Ninaildes Santos com todo seu entusiasmo e dedicação pelo seu trabalho. O  PROJOVEM Adolescente é acompanhado com a Orientadora Social Andréa Cerqueira que trabalha com atividades de formação sócioeducativas e também acontece a Oficina de Música ministrada por Gilvan Santos. O Programa Nacional de Inclusão de Jovens  - PROJOVEM  juntamente com toda a  Equipe do CRAS promove   um espaço de acolhimento e apreciação por todos. 

        Atividades realizadas no PROJOVEM:
  • Oficina de Musica - Segunda e quarta-feira;
  • Formação Sócioeducativa  -  Terça-feira;
  • Oficina de Artesanato - Quinta-feira.
  • Visitas as Instituições e a comunidade local com o objetivo promover interação e conhecimentos sobre a realidade.
  • Palestras sobre os temas trabalhados. 
    • Venham junte-se a nós!
    •  Você que é Jovem Adolescente.   
     
    Pode ser que um dia tudo acabe...
    Mas, com a amizade construiremos tudo novamente,
    Cada vez de forma diferente.
    Sendo único e inesquecível cada momento
    Que juntos viveremos e nos lembraremos para sempre.

    Há duas formas para viver a sua vida:
    Uma é acreditar que não existe milagre.
    A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.

    Albert Einstein