quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Comemoração ao dia do folclore


A importância de se manter viva a cultura dos povos de forma a proporcionar e divulgar o conhecimento e as informações tão necessárias na construção de nossa história, me levou a desenvolver este projeto, que auxilia na compreensão do “Hoje”, baseando em experiências anteriores, resgatando o “ontem”, sem que o mesmo se apague com tempo e as novas gerações não tenham acesso a sua origem.
Com o objetivo:
Resgatar tradições;
Valorizar o folclore brasileiro;
Resgatar brincadeiras e músicas folclóricas;
Estimular a criança e sua imaginação;
O Grupo de Crianças "Sementinhas de Esperanças".

                                        








quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Artesanato - Grupo de Mulheres do CRAS

O Centro de Referência de Assistência Social desenvolve ações,  serviços, programas e projetos de proteção social básica contribuindo para a inclusão e equidade dos usuários, ampliando o acesso aos serviços socioassistenciais, bem como, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. 
O grupo de Mulheres acontece todas as terças-feiras a partir das 14:00h com palestras socioeducativas, no momento acontece  atividades artes terapêuticas com artesanato em de flores em EVA, o Grupo demonstra grande interesse e dedicação no desenvolvimento das  atividades executadas.

Se você aprende a reconhecer, alimentar e proteger o artista criador que habita em você, torna-se capaz de movimentar-se diante da dor, do medo e dos sentimentos que bloqueiam e impedem a transformação” (Allessandrini, 1998, p.16)




 



terça-feira, 13 de agosto de 2013

O PETI visita a Rádio Comunitária de Baixa Grande FM

 O grupo do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI compareceram  juntamente com a orientadora Social Daiane Fernandes, à Rádio Comunitária de Baixa Grande FM, localizada à praça Manoel Ribeiro Soares Centro para uma visita onde as crianças e os adolescentes conheceram o Stúdio e mandaram músicas para os pais e amigos, foi um momento muito interessante e marcante para eles.

 

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

V Conferência de Assistência Social em Baixa Grande

Aconteceu terça-feira, dia 06 de agosto de 2013 a V Conferência Municipal de Assistência Social no Centro de Treinamento de Líderes - CTL com o objetivo de  analisar, propor e deliberar ações, com base na avaliação local determinando diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social no nosso Município , reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado.
Estiveram presentes  o exmoº Sr.  Prefeito Pedro Lima Neto e a primeira dama Srª Jesuíta Rios, Representantes do Poder Legislativo: Presidente da Câmara o Srº Elias Ferreira da Silva, e a Vereadora  Srª Joanita Sousa Rios Sena e o Vereador Srº João Sena, Secretários Municipais, demais  autoridades local, Diretores e representantes das escolas, instituições, comunidades, associações, estudantes e público em geral que abrilhantaram o nosso evento.
 A Conferência iniciou seus trabalhos reverenciando o Hino Nacional cantado por Robson ao som do Tecladista Gilvan Santos, em seguida a Secretária Municipal Elizângela Oliveira deu as boas vindas a todos e a todas comentando a importância  de participar deste momento oportuno para discutirmos sobre a Política Social da Assistência Social,o Srº Prefeito  também citou a importância da Conferencia nas demandas do nosso município.   Foi apresentado um Cordel pelas adolescentes da Crisma da Igreja Católica e do PROJOVEM constando os 10 direitos socioassistenciais.  As crianças do Programa de Erradicação Infantil - PETI apresentou uma música e paródia em homenagem a Baixa Grande. O Grupo de Crianças "Sementinhas de Esperança" também estiveram presentes, com a Orientadora Social  Andrelina Guimarães. O grupo Terceira da Terceira Idade apresentou sua dança aeróbica encantando o público. 
 Os Trabalhos foram coordenados pela Assistente Social  Juliane Macêdo, a Secretária Municipal e Presidente   do CMAS Elizângela Oliveira e Conselheiros, a Coordenadora do CRAS Maria Angélica Santana, contaram com total apoio do Gestor Municipal juntamente com toda equipe do CRAS e SEMAS. 
Tivemos a honrosa presença da Assistente Social Conceição Pinto , onde esta proferiu a Palestra com o tema: Gestão e Financiamento na Efetivação do SUAS. Em contribuição aos trabalhos, contamos também as presenças das Assistentes Sociais Heyde Muniz e Juliane e as Psicólogas Maria Clara Conceição Gomes e Ana Paula Rodrigues  que fizeram uma dinâmica de Integração, onde o público dançou com muito entusiasmo e energia.
Na segunda fase houve debates discutindo os seguintes Temas com a coordenação dos Técnicos - Assistentes Social: Juliane Macêdo, Milca Nunes e a Psicóloga Johana Gualberto da Equipe Volante e Alana Lécia Santos Assistente Social - Psicólogo Alexsandro Negreiros - Técnicos do CRAS : EIXO 1: O COFINANCIAMENTO OBRIGATÓRIO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL. EIXO 2: GESTÃO DO SUAS: VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL, PROCESSOS DE PLANEJAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO  EIXO 3: GESTÃO DO TRABALHO. EIXO 4: GESTÃO DOS SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS.  EIXO 5: GESTÃO DOS BENEFÍCIOS NO SUAS. EIXO 6: REGIONALIZAÇÃO. Ao qual foram debatidos pela plenária confirmando as deliberações das demandas do nosso município.
Agradecemos a todos e a todas que direto ou indiretamente contribuíram para que a V Conferência Municipal de Assistência Social acontecesse com êxito.