terça-feira, 31 de março de 2015

Centro de Referência de Assistência Social - CRAS

Entrega de Lembrancinhas para os grupos de Convivência - Crianças e adolescentes.
Celebre a Páscoa com o coração repleto de paz, amor, alegria e esperanças renovadas. Feliz Páscoa!

 

 
 

Palestra sobre Inclusão no Cadastro Único - Equipe Volante CRAS

Na tarde do dia 30-03-2015, o Gestor do Programa Bolsa Família o Senhor Vanderlei Alves Machado e o Entrevistador Robsonn Almeidda realizaram uma palestra no Grupo Intergeracional da Equipe Volante do CRAS, no Povoado de Lagoa do Cipó, onde foram abordados a Importância da Cadastro Único.

Inclusão no Cadastro Único

O que é o Cadastro Único para Programas Sociais?

O Cadastro Único para Programas Sociais é um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda, entendidas como aquelas com renda igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa (per capita) ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. Suas informações podem ser utilizadas pelos governos federal, estaduais e municipais para obter diagnóstico socioeconômico das famílias cadastradas, para desta forma, possibilitar a análise das suas principais necessidades.

Qual é a importância do cadastramento?

O cadastramento das famílias no CADÚNICO permite identificar seu grau de vulnerabilidade. São consideradas questões como renda, condição de moradia, de acesso ao trabalho, à saúde e à educação.

Com isso pode-se ter uma visão mais aprofundada de alguns dos principais fatores que caracterizam a pobreza, o que permite delinear políticas públicas de proteção social voltadas para essa população.

Quem pode ser incluído no Cadastro Único?

Devem ser incluídas no Cadastro Único as famílias de baixa renda que são aquelas com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo e as que possuam renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Além disso, famílias com renda superior a três salários mínimos poderão ser incluídas no Cadastro Único, desde que sua inclusão esteja vinculada à seleção ou ao acompanhamento de programas sociais implementados por quaisquer dos três entes da Federação.

Sendo assim, as famílias com renda mensal total superior três salários mínimos só devem ser cadastradas por demanda para programas específicos, como os programas de habitação e saneamento que utilizem os registros do Cadastro Único para a seleção das famílias.

No cálculo da renda familiar, são considerados os rendimentos do trabalho, de aposentadoria, pensão, seguro-desemprego e do BPC. Não são considerados os benefícios de programas de transferência de renda federal, estadual e municipal.

O cadastramento não significa a inclusão no Programa Bolsa Família. O Programa Bolsa Família somente é concedido para as famílias com renda familiar por pessoa de até R$ 140,00 e a concessão, além de outros fatores, depende de previsão financeira e orçamentária. Enquanto não ocorre a concessão do benefício, as famílias devem manter seus cadastros sempre atualizados.

O que é a Renda Familiar Mensal?

Renda familiar mensal é a soma dos rendimentos brutos de todos os membros da família.

Entretanto, não devem ser incluídos no cálculo os rendimentos seguintes programas:

a) Programa de Erradicação do Trabalho Infantil;

b) Programa Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano;

c) Programa Bolsa Família e os programas remanescentes nele unificados;

d) Programa Nacional de Inclusão do Jovem - Pró-Jovem;

e) Auxílio Emergencial Financeiro e outros programas de transferência de renda destinados à população atingida por desastres, residente em Municípios em estado de calamidade pública ou situação de emergência; e

f) Demais programas de transferência condicionada de renda implementados por Estados, Distrito Federal ou Municípios;

Onde fazer o Cadastro?

O cadastramento é feito pelo setor responsável pelo Programa Bolsa Família no município. A inclusão de famílias no Cadastro Único é uma atividade permanente e de responsabilidade do gestor do Programa Bolsa Família.

Quais são os documentos obrigatórios para o cadastramento?

Para o Responsável Familiar: CPF ou título de eleitor;
Para os demais membros da família: qualquer documento de identificação, como a carteira de identidade, CPF, título de eleitor, certidão de casamento ou nascimento, carteira de trabalho.
Não é necessário fazer mais de um cadastro, porque o sistema identificará a duplicidade e isso pode prejudicar a família. Se o cadastro foi feito há muito tempo e a família ainda não foi beneficiada pelo Programa Bolsa Família, deve-se procurar o setor responsável pelo PBF no município para atualizar os dados sempre que houver qualquer alteração na família, como renda familiar, entrada ou saída de pessoas na família, mudança de endereço, mudança de município e mudança de escola.

Mesmo não havendo alteração na família, é necessário atualizar os dados cadastrais a cada 02 anos.

O cadastramento de cada família estará vinculado a um Responsável Familiar – RF, maior de dezesseis anos, preferencialmente mulher. O RF será o responsável pelo recebimento do benefício e cumprimento das condicionalidades de todos os membros da família.

 




terça-feira, 24 de março de 2015

Acontece no CRAS

 
São desenvolvida nos Grupos de SCFV atividades variadas buscando a interação e promovendo o desenvolvimento das relações afetivas.


Palestra com Técnicos da SEMAS e CRAS

A Assistente Social Alana Lécia Cras-bg Cras-bg e o coordenador do Bolsa Familia Vanderlei Alves Machado, estiveram no dia 19-03 na Escola Roberto Santos palestrando sobre o Programa PBF e as Condicionalidades.
 

 

GRUPO UNIÃO - CRAS

  O Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos Cras-bg Cras-bg,promovendo mais saúde para nossas idosas todas quintas feiras às 6 hs da manhã no complexo poliesportivo Reynan Batista com o professor de Educação física Gilmar Ribeiro Pereira.

 










GRUPO TERCEIRA IDADE - CRAS

 
Grupo de Convivência do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), se preparando para mais uma tarde de atividades,

sexta-feira, 20 de março de 2015

GRUPO DE IDOSOS - CRAS

Aconteceu ontem terça-feira dia 18/03/2015 no Grupo de Idosos uma Palestra com o Coordenador do Programa Bolsa Família - Vanderlei Alves Machado trazendo informações sobre o CADASTRO ÚNICO - Carteira do Idoso e tarifa social de energia e água.

Palestra da Equipe Volante na Escola Raimundo Dumas

Na manhã do dia 18/03/2015 foi realizada uma palestra pela Equipe Volante do CRAS, na escola Raimundo Dumas no Povoado de Italegre.

Tema da Palestra: Família na Escola, por uma Educação de Qualidade.




Grupo Intergeracional da Equipe Volante - Pov. Lagoa do Cipó

Objetivo do Grupo:

Ø Melhorar a qualidade de vida dos usuários elevando a autoestima;
Ø Desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades;
Ø Fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário;
Ø Transmitir informações relacionadas à questão de gênero, cidadania, saúde;
Ø Contribuir para o crescimento pessoal e intelectual;
Ø Prevenção de situações de risco social.
Ø Empoderamento do usuário;
Ø Promover uma integração grupal.

Técnica Responsável pelo grupo Johanna Gualberto, Psicóloga da Equipe Volante do CRAS.



Grupo Intergeracional da Equipe Volante - Povoado de Italegre

Técnica responsável pelo grupo, Johanna Gualberto (Psicóloga da Equipe Volante do CRAS). 

O CRAS enquanto instituição pública tem como principal objetivo fortalecer os vínculos familiares, comunitários e sociais das famílias, grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade social.
Equipe Volante consiste em uma equipe adicional que integra um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em funcionamento, com objetivo de prestar serviços no território de abrangência do referido CRAS, para famílias referenciadas a este CRAS.
Essas famílias vivem em locais de difícil acesso, distantes desta unidade física, ou estão dispersas no território. A equipe volante é responsável por realizar a busca ativa destas famílias, desenvolver o Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e demais serviços de Proteção Básica, que poderão ser adaptados às condições locais específicas, desde que respeitem seus objetivos. 
Conforme a Tipificação de Serviços Socioassistenciais o atendimento às famílias residentes em territórios de baixa densidade demográfica, com espalhamento ou dispersão populacional (áreas rurais, comunidades indígenas, quilombolas, calhas de rios, assentamentos, dentre outros), no âmbito do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, pode ser realizado por meio de Equipes Volantes.

Objetivo do Grupo é proporcionar entre elas o fortalecimento de vínculos através dos encontros, desenvolver o conhecimento e as relações de convivência, trabalhando a elevação da autoestima, a troca de informações e experiências, resgatando a valorização, a dignidade e cidadania humana, o respeito que o gênero merece.



ØMelhorar a qualidade de vida dos usuários elevando a autoestima;
Ø Desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades;
Ø Fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário;
Ø Transmitir informações relacionadas à questão de gênero, cidadania, saúde;
Ø Contribuir para o crescimento pessoal e intelectual;
Ø Prevenção de situações de risco social.
Ø Empoderamento do usuário;
Ø Promover uma integração grupal.

quinta-feira, 5 de março de 2015

Grupo de Convivência do CRAS visita Stand do CREAS.

Em Comemoração ao 1º ano de Fundação em nossa cidade de Baixa Grande foi instalado na Praça Manoel Ribeiro Soares Stand do Creas BaixaGrande com o apoio de seus Profissionais realizando a divulgação do seu trabalho.
— com Mercia Rossi