O CRAS enquanto instituição pública tem como principal objetivo fortalecer os vínculos familiares, comunitários e sociais das famílias, grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade social.
Equipe Volante consiste em uma equipe adicional que integra um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em funcionamento, com objetivo de prestar serviços no território de abrangência do referido CRAS, para famílias referenciadas a este CRAS.
Essas famílias vivem em locais de difícil acesso, distantes desta unidade física, ou estão dispersas no território. A equipe volante é responsável por realizar a busca ativa destas famílias, desenvolver o Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e demais serviços de Proteção Básica, que poderão ser adaptados às condições locais específicas, desde que respeitem seus objetivos.
Conforme a Tipificação de Serviços Socioassistenciais o atendimento às famílias residentes em territórios de baixa densidade demográfica, com espalhamento ou dispersão populacional (áreas rurais, comunidades indígenas, quilombolas, calhas de rios, assentamentos, dentre outros), no âmbito do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, pode ser realizado por meio de Equipes Volantes.
Objetivo do Grupo é proporcionar entre elas o fortalecimento de vínculos através dos encontros, desenvolver o conhecimento e as relações de convivência, trabalhando a elevação da autoestima, a troca de informações e experiências, resgatando a valorização, a dignidade e cidadania humana, o respeito que o gênero merece.
ØMelhorar a qualidade de vida dos usuários elevando a autoestima;
Ø Desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades;
Ø Fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário;
Ø Transmitir informações relacionadas à questão de gênero, cidadania, saúde;
Ø Contribuir para o crescimento pessoal e intelectual;
Ø Prevenção de situações de risco social.
Ø Empoderamento do usuário;
Ø Promover uma integração grupal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário